Apresentamos dois filmes com a participação de Antônio de Pitanga, um dos mais importantes atores negros da dramaturgia cinematográfica brasileira e figura central no Cinema Novo, ambos do diretor brasileiro Cacá Diegues, Ganga Zumba (1963) e Quilombo de (1984). Os dois filmes tem como elementos centrais notadamente Palmares, Zumbi e Ganga Zumba que foi “o primeiro líder do Quilombo dos Palmares, ou Janga Angolana, no atual estado de Alagoas, era filho da princesa Aquatune e assumiu a posição de herdeiro do reino de Palmares e o título de Ganga Zumba” 1 (Grande Lorde em Kimbundu). Os dois filmes lançam olhares sobre aspectos e recortes históricos semelhantes e colocam em contraste as figuras de Ganga Zumba e Zumbi. O primeiro é produzido no contexto do Cinema Novo, já Quilombo é produzido o contexto do movimento pelas Diretas Já, depois de 20 anos sem eleição sob o comando da ditadura Militar, o país se mobilizava pelo direito ao voto. O diretor convida a pensar o Brasil histórico, mas também o presente relativo a cada um dos filmes. A forma como o filme e os tempos se articulam talvez seja um dos aspectos mais importantes na reflexão que as obras propõem. É preciso ressaltar ainda as memoráveis interpretações de Léa Garcia, Zózimo Bulbul, Luíza Maranhão, Zezé Motta, Grande Othelo, Miton Gonçalves, Tony Tornado e Antonio Pitanga.

Ganga Zumba (1963)

 

Ficha Técnica

Lançamento:  abril de 1963; Duração: 1h 40min; Direção: Carlos Diegues; Elenco: Antônio Pitanga (creditado como Antonio Sampaio), Léa Garcia, Eliezer Gomes, Luíza Maranhão, Jorge Coutinho, Zózimo Bulbul, Cartola, Procópio Mariano, Waldir Onofre, Ruy Polanah, Álvaro Pérez, Tereza Raquel, José Scandal, Rui Solberg; Gêneros: Drama, Histórico; Nacionalidade: Brasil; Produção: Copacabana Filmes.

Quilombo (1984)

Ficha Técnica

Lançamento:  junho de 1984; Duração: 1h 50min; Direção: Carlos Diegues; Elenco: Zezé Motta, João Nogueira, Grande Otelo, Antônio Pitanga, Antônio Pompêo, Jofre Soares, Tony Tornado, Camila Pitanga, Jonas Bloch, Chico Diaz, Aniceto do Império, Maurício do Valle, Daniel Filho,Vera Fischer, Léa Garcia, Milton Gonçalves, Zózimo Bulbul, Arduíno Colassanti, Jorge Coutinho, Babaú da Mangueira, Dona Zica, Carlos Kroeber, Scarlet Moon, Thelma Reston; Gênero: Comédia dramática; Nacionalidade: Brasil.

 


¹ Fonte: Geledés: https://www.geledes.org.br/ganga-zumba/ – acesso em 01/09/2018

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s