A “Fronteiras: Revista Catarinense de História” publicada em Outubro de 2018 teve como tema nessa edição um Dossiê de História Indígena e Estudos Decoloniais. Como necessidade de implementação da Lei Federal 11.645/08 que tornou obrigatório o ensino de história e cultura indígena nas escolas brasileiras, é imprescindível novos debates do tema nas universidades. Com esse movimento, essa edição da Revista Fronteiras apresenta artigos diversos com o temas de arqueologia, ensino de história e cultura indígena pela perspectiva decolonial, mulheres indígenas na universidade, maternidade indígena, lugares de memória e ressiginificação, e entrevistas.

Com esses materiais, destacamos a entrevista realizada com o cineasta Mbyá-Guarani, Ariel Kuaray Poty, em guarani. A entrevista foi realizada durante a presença de Ariel em  Florianópolis para um evento de extensão promovido pelo Laboratório AYA, da UDESC/FAED. O evento “Peteĩ Arandu: Um dia de sabares Guarani” aconteceu dia 01 de Outubro na FAED/UDESC com exposição fotográfica, exibição de vídeos, roda de conversa com representantes das dez comunidades Guarani da Grande Florianópolis e venda de artesanatos, entre outras atividades, contando com o Ariel Ortega como participante convidado.

O cineasta Mbyá-Guarani ao falar sobre suas produções expressa que “não dá para escrever o roteiro antes porque tudo pode mudar, tem a ver com o ritmo da aldeia, como estão as pessoas, as lideranças (…). Então não temos o roteiro pronto, para que os jovens que estão fazendo as oficinas [de audiovisual] possam ir descobrindo a procurar a história, a aprender a contar a história através do cinema. E para que a comunidade mesmo participe, porque os filmes são da comunidade”. Na biblioteca vocês também podem ter acesso a um dos filmes do Ariel “Mokoi Tekoá Petei Jeguatá – Duas aldeias, uma caminhada”. 

Clique para acessar a entrevista. 

Clique para acessar a revista.

Clique para acessar o filme “Duas aldeias, uma caminhada”.

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s