Karine de Souza Silva, natural de Feira de Santana-BA, é professora dos Programas de Pós-graduação stricto sensu em Relações Internacionais e em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Epistemologias do Sul, abordagens Pós-coloniais e Decoloniais aplicadas ao Direito Internacional e às Relações Internacionais, com ênfase em: 1) Escravidão, Colonialismo, África e as Relações Internacionais; 2) Organizações Internacionais, Direito Internacional Humanitário e Direitos Humanos; 3) Diáspora africana, migrações e refúgios; 4) Missão das Nações Unidas para estabilização do Haiti (MINUSTAH). Acesse o link do núcleo Einerè. 

No vídeo abaixo, a Profª Karine de Souza elucida questões dos imigrantes e refugiados, tanto no contexto internacional quanto no Brasil, e aponta uma questão não tanto debatida na mídia sobre a “crise” migratória da Europa, que para ela seria uma “crise de gestão” em relação às migrações. No artigo, em conjunto com o pesquisador Ivan Vieira Piseta, são aprofundadas as questões em torno das políticas de migração e de cidadania da União Europeia, que segundo os pesquisadores, reproduzem a colonialidade em escala supranacional porque ainda se baseiam nas noções de raça, mantendo as hierarquizações coloniais entre europeus e não-europeus. 

Acesse o vídeo: O que é MIGRAÇÃO? | Diferença entre Imigrantes e Refugiados e MAIS! | com Karine de Souza

Acesse o artigo: Dois pesos e duas medidas: a projeção da colonialidade nas políticas de migrações e de cidadania na União Europeia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s