O Podcast [Ssex Bbox] faz parte do projeto de mesmo nome criado em 2009 por Pri Bertucci, CEO da [DIVERSITY BBOX], artista social, educador e diretor de documentários que se identifica como pessoa não branca, transgênero/gênero não conforme/gender queer. O projeto é voltado para promoção da justiça social e visibilidade às questões de gênero e sexualidade. Neste episódio, as discussões são expandidas com a pesquisadora Lia Vainer Schucman, doutora em Psicologia Social, pela Universidade de São Paulo, com formação continuada na Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, obtendo o título com a publicação: Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. Atualmente, é professora adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. 

Lia realiza uma extensa pesquisa desenvolvida desde 2008 sobre a branquitude, abordando neste podcast a necessidade pertinente de não apenas se discutir sobre o que é ser negro no Brasil, mas principalmente de se questionar o local branco nas relações inter-raciais, tido sempre enquanto padrão de humanidade. Em suas palavras, branquitude é “construção de norma como lugar de poder própria dos costumes brancos. Ela tem, principalmente, o lugar de pegar uma particularidade, no sentido que todos os grupos sociais são particulares, e tornar essa particularidade como exemplo de universal, como universalidade, isso seria a branquitude” (Schucman, 2020).

Acesse aqui o Podcast Ssex Bbox: Branquitude e vieses inconscientes!


SCHUCMAN, Lia Vainer. Entre o “encardido”, o “branco” e o “branquíssimo”: raça, hierarquia e poder na construção da branquitude paulistana. 2012. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-21052012-154521/publico/schucman_corrigida.pdf. Acesso em: 17 jul. 2020.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s