Ch’ixinakax utxiwa é um livro é de 2010, publicado pela editora Tinta Límon de Buenos Aires, Argentina, “Ch’ixinakax utxiwa. Una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores”, é escrito por Silvia Rivera Cusicanqui, uma mulher de ascendência Aymara e europeia, que autodefini-se e Ch’xi. A autora atravessa e é atravessada em diversos processos políticos junto aos indígenas em Bolívia.  A partir desse chão que pisa reflete o movimento dos povos indígenas em Bolívia assim como organizações camponesas e urbanas. Socióloga e professora na Universidade Mayor de San Andrés, em La Paz,  Bolívia. 

Deste lugar Cusicanqui escreverá uma crítica, como explícito no próprio título da obra, sobre as práticas e os discursos que se objetivam descolonizadores, denunciando como manifestam-se os colonialismos internos na produção e interpretação do mundo.

ACESSE O TEXTO: CUSICANQUI, Riviera Silvia. Ch’ixinakax utxiwa : una reflexión sobre prácticas y discursos descolonizadores – 1a ed. – Buenos Aires : Tinta Limón, 2010, p. 53 – 76

ACESSE O TEXTO: CUSICANQUI, Silvia Rivera. Sociología de la Imagen. Una visión desde la historia colonial andina  – 1a ed. – Buenos Aires : Tinta Limón, 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s