Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano é mestre em Ensino de História pela Universidade do Estado de Santa Catarina e atualmente atua como professora nas redes pública e particular de ensino. Também é pesquisadora associada vinculada ao Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC)
Por meio do diálogo teórico com intelectuais das Áfricas e de uma episteme que, oriunda de reflexões dos campos de estudos pós colonial e decolonial, permite emancipar os sujeitos da pesquisa enquanto produtores de conhecimento acerca de si mesmos e da realidade que os cerca, apresento neste trabalho resultados da pesquisa na qual propus construir interpretações acerca da vivência de mulheres igbos evidenciadas na escrita literária de Flora Nwapa, nigeriana e autora da obra Efuru. Dentro da perspectiva de articulação entre História das Áfricas e Literatura apresento possibilidades de utilização das literaturas africanas pós-coloniais na construção de conhecimentos sobre mulheres igbos e os processos históricos ocorridos na Nigéria da primeira metade do século XX, a partir de uma perspectiva africana.
ACESSE O TEXTO: CASSIANO, Tathiana Cristina. História das Áfricas e Literatura: as mulheres igbos na escrita literária de Flora Nwapa. Revista Transversos. Dossiê: O protagonismo da mulher negra na escrita da história das Áfricas e das Améfricas Ladinas. Rio de Janeiro, nº. 21, 2021. pp. 114-132. Disponível em: . ISSN 2179-7528. DOI: 10.12957/transversos.2021.54915.
A tese de mestrado de Tathiana Cassiano também está disponível na Biblioteca AYA!