Edson Kayapó é Doutor pelo programa de pós-graduação em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP. Fez mestrado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e tem graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997), com pós-graduação lato sensu (especialização) em História e Historiografia da Amazônia, pela Universidade Federal do Amapá (2000). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal da Bahia (IFBA), Exerce ainda as funções de docente e orientador de pesquisas de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ensino e Relações Étnico-Raciais na Universidade Federal do Sul da Bahia. É escritor premiado pela UNESCO e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e juvenil.
O projeto Educação em Rede é um movimento do Departamento Nacional do Sesc em busca de integração da Lei 11.645, de 2008, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases de Educação nacional – Lei 9.394, de 1996, para incluir no currículo da Educação Básica a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.
Este estudo discute as possibilidades e os desafios na abordagem da temática indígena na formação de professores, ao considerar as possibilidades de inovação no estudo da história e cultura indígena nas escolas brasileiras, buscando romper com o silenciamento e os preconceitos produzidos pelo Estado, pela sociedade e pela escola ao longo do tempo.
No bojo dos debates, serão analisados o percurso e os dispositivos ideológicos que produziram as concepções de extermínio e inferioridade sociobiológica, bem como serão apresentadas as possibilidades de construção de outras histórias que coloquem sob suspeita a historiografia oficial, visando à efetivação da Lei n. 11.645/08, que estabeleceu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura indígena nas escolas de nível médio e fundamental.