Shirlen Vidal de Oliveira se identifica como uma mulher preta quilombola e é líder comunitária no quilombo de Vidal Martins, localizado no Rio Vermelho/ Florianópolis-SC e reconhecido pela Fundação Cultural Palmares em outubro de 2013 como a primeira comunidade quilombola regularizada de Florianópolis. Em 2012, Shirlen Vidal e Helena, integrantes da família Vidal Martins, começaram a busca pelo resgate histórico cultural e familiar. A extensa pesquisa feita a partir de documentos de cartórios, igrejas e arquivos públicos revelou diversos dados históricos importantes sobre a história da escravidão e pós-escravidão em Florianópolis.
“A história do Quilombo Vidal Martins ficou na verdade registrada devido a essa fala dos mais velhos, essa lembrança de não deixar morrer aquilo que os ancestrais, né, contaram. […] As histórias do meu avô é…. a gente sempre ouvia do meu vô que os ancestrais dele, tá… O que que eu vejo com isso tudo? Eu vejo que essa lembrança dele, a convivência dele com o Vidal, sabe? Com os próprios irmãos, isso acabou fazendo com que essa história da comunidade ela não viesse se perder porque ela passou para nós, passou para minha mãe e continua até nos dias atuais. Mas o mais importante foi o fato do Vidal Martins, da Maria Rosa, tudo eles terem morrido muito velhinhos […]”
Transcrição da fala de Shirlen em entrevista cedida a Kariane Regina Laurindo em sua Dissertação de mestrado intitulada “Informação e Memória que resistem: Quilombo Vidal Martins em Florianópolis”
Texto:
Primeiro quilombo de Florianópolis: Luta pela terra desafia preconceito
Dissertação de mestrado de Kariane
Para saber mais sobre o quilombo, clique aqui!