Joaquim Paka Massanga é professor, graduado em Direito e em Ensino de História, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Paka atua como docente na Universidade Onze de Novembro (UON/Angola) junto ao Departamento de Ensino e Investigação em História do ISCED-CABINDA.
Durante o 2º Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial o professor fará parte da Roda de Conversa: Patrimônios e Memórias em Encruzilhadas. Para saber mais sobre a discussão que ele realiza em torno do tema de patrimônio e memória acesse seu artigo: O Poder da imagem e o valor dos bens patrimoniais: Para e na (re)interpretação e (re)leitura do património cultural angolano.
O Professor Paka participou como palestrante do 1º Encontro Pós-colonial e Decolonial, no Diálogos Contemporâneos: Narrativas Históricas com Gerson Galo Ledezma Meneses (UNILA), contando com a mediação de Adriano Denovac, doutorando participante do Laboratório AYA.
Você pode conferir sua participação aqui
A partir deste diálogo, o Professor Pala produziu o texto “A modernidade compósita, Ciência e Cultura: (Entre)vidências do pensamento Pós e Decolonial no diálogo com a África” para o livro Narrativas Insurgentes do Laboratório AYA, organizados pelas Professoras Cláudia Mortari e Luisa Wittmann.
Outro material que foi desenvolvido a partir das conversas entre os professores Paka, Adriano Denovac e Gerson Meneses foi o segundo episódio do podcast do AYA, o AYAcast.
Acesse os outros episódios do AYAcast aqui!