Valdemar de Assis Lima, mais conhecido como Vavá, é professor, graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Lima atua nos campos de investigação de patrimônio cultural, patrimônio imaterial; diferenças culturais e identidades; museus e musealidades; processos museais; educação e uso social da memória; requalificação de espaços culturais e animação cultural.
“Entende-se que os espaços ou processos inseridos no mundo preto oportunizam uma força de mobilização e empoderamento para a transformação social. É perceptível que o mundo preto cumpre funções sociais que lhe são demandadas, pois são as pessoas que atribuem sentido e que fazem uso social dessa memória, sendo esta memória também educadora dos sentidos e dos sentires.”
LIMA, 2021. p. 7
Vídeo:
Diálogos Museais com o tema: “Educação museal e identidade patrimonial”
Durante o 2 EPD, fará parte da Roda de conversa: Patrimônios e Memórias em Encruzilhadas. Para saber como Vavá discute questões que envolvem essa discussão, acesse sua dissertação submetida ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina:
Professor Valdemar também traz a reflexão sobre memória e patrimônio para o campo da educação, onde articula as categorias de identidade, experiências e o uso social da memória nos museus de Florianópolis.