Pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades, Doutora em Educação pela UERJ e Professora do Departamento de didática da UNIRIO. Cláudia Miranda tem incluído em suas pesquisas Movimentos pedagógicos em rede na América Latina, Pensamento Decolonial Latino-americano, Crítica Pós-colonial, Perspectiva Intercultural de Educação, Narrativas subalternas, Descolonização do conhecimento, Estudos críticos da branquitude, afrolatinidade e diálogos educacionais na diáspora africana. Em nosso evento Miranda participará do diálogo contemporâneo sobre educação decolonial.
Confira a entrevista da Dra. Claudia Miranda sobre sua trajetória no cenário das universidades públicas brasileiras:
No eixo “Políticas públicas / Projeto Político Pedagógico”, Claudia Miranda propõe no artigo O Político Pedagógico na Socioeducação: outras intervenções possíveis para uma perspectiva decolonial de currículo discutir as possibilidades reais de indagarmos sobre quais movimentos curriculares podemos idealizar para um Projeto Político-Pedagógico de intervenção intervalar nas escolas socioeducativas.
Ela propõe o questionamento:
Quais seriam, então, no contexto das lutas pelos Direitos Humanos na América Latina, as saídas para uma recomposição de políticas de igualdade cidadã, quando a realidade está perpassada pela exclusão absoluta das populações racializadas?
Acesse a obra.
Outras publicações:
MIRANDA, Claudia. (Org.). Pesquisa em rede de mulheres negras. 1ed. Belo Horizonte: Nandyala, 2020.