Fernanda Oliveira é Historiadora e docente na UFRGS. Coordenadora Nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História, do Grupo de Estudos Atinuké – Sobre o Pensamento de Mulheres Negras. Durante o 2° EPD será mediadora da Roda: Encruzilhadas Temporais e pesquisa na área de História da América, Teoria da História e História do Brasil, com ênfase em pós-abolição, racialização, fronteira Brasil-Uruguai, clubes negros, raça, escrita da história e pensamento de mulheres negras. 

O Grupo de Trabalho Emancipações e Pós-Abolição (Gtep), da Associação Nacional de História (Anpuh), criado em 2013, recebeu estudantes de graduação e pós-graduação, professores/as da Educação Básica e de Ensino Superior e demais pesquisadores/as no II Seminário Internacional Histórias do Pós-Abolição no Mundo Atlântico​. O encontro aconteceu entre os dias 15 e 18 de maio de 2018, nas dependências da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.

A obra “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: História de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil” faz parte de uma coleção, o projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, contemplado com o Edital “Memórias Brasileiras: Biografias” (n° 13/2015 da Capes). O segundo volume destaca duas mulheres gaúchas: Luciana Lealdina de Araújo, fundadora da instituição Asylo São Benedicto, em Pelotas (RS) no ano de 1901 que oferece acolhimento e educação de meninas, especialmente negras, e de outra instituição nos mesmos moldes no ano de 1909, em Bagé (RS); e Maria Helena Vargas da Silveira, escritora e professora ativa em movimentos sociais, que transformou a educação em um espaço de luta política buscando melhoria das condições materiais.

Acesse a obra aqui

A coleção tem sete volumes que acompanham um site que disponibiliza uma diversidade de materiais como audiovisuais, planos de aula, oficinas, tudo em torno dos personagens negros biografados.

Acesse o site: http://personagensdoposabolicao.uff.br/

Obras publicadas:

  1. A comunidade negra na fronteira Brasil e Uruguai: uma análise sobre o pós-abolição por meio dos Clubes Negros de Jaguarão e Melo em meados do século XX. Revista de História da Unisinos, de 2021.
  2. Hombres de color e os significados da liberdade negra: Contribuições à história do pós-abolição no Uruguai (1872), de 2019.  
  3. Pensamentos de Mulheres Negras ao Sul do Sul: das lutas coletivas por cidadania à narrativa da existência por meio da educação, de 2019.  
  4. Raça e Gênero na Perspectiva dos Pensamentos de Mulheres Negras, de 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s