Fernanda Oliveira é Historiadora e docente na UFRGS. Durante o 2° EPD será mediadora da Roda: Encruzilhadas Temporais e pesquisa na área de História da América, Teoria da História e História do Brasil, com ênfase em pós-abolição, racialização, fronteira Brasil-Uruguai, clubes negros, raça, escrita da história e pensamento de mulheres negras.
A obra “Luciana Lealdina de Araújo e Maria Helena Vargas da Silveira: História de mulheres negras no pós-abolição do sul do Brasil” faz parte de uma coleção, o projeto coletivo “Personagens do pós-Abolição: trajetórias, e sentidos de liberdade no Brasil republicano”, contemplado com o Edital “Memórias Brasileiras: Biografias” (n° 13/2015 da Capes). O segundo volume destaca duas mulheres gaúchas: Luciana Lealdina de Araújo, fundadora da instituição Asylo São Benedicto, em Pelotas (RS) no ano de 1901 que oferece acolhimento e educação de meninas, especialmente negras, e de outra instituição nos mesmos moldes no ano de 1909, em Bagé (RS); e Maria Helena Vargas da Silveira, escritora e professora ativa em movimentos sociais, que transformou a educação em um espaço de luta política buscando melhoria das condições materiais.
Acesse a obra aqui!
A coleção tem sete volumes que acompanham um site que disponibiliza uma diversidade de materiais como audiovisuais, planos de aula, oficinas, tudo em torno dos personagens negros biografados.
Acesse o site: http://personagensdoposabolicao.uff.br/
Obras publicadas:
- A comunidade negra na fronteira Brasil e Uruguai: uma análise sobre o pós-abolição por meio dos Clubes Negros de Jaguarão e Melo em meados do século XX. Revista de História da Unisinos, de 2021.
- Hombres de color e os significados da liberdade negra: Contribuições à história do pós-abolição no Uruguai (1872), de 2019.
- Pensamentos de Mulheres Negras ao Sul do Sul: das lutas coletivas por cidadania à narrativa da existência por meio da educação, de 2019.
- Raça e Gênero na Perspectiva dos Pensamentos de Mulheres Negras, de 2019.