Alberto Alvares é cineasta, professor e tradutor de Guarani. Indígena da etnia Guarani Nhandewa, nasceu na aldeia de Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, e mora no Rio de Janeiro desde 2010, local onde começou a realmente focar no seu trabalho com o audiovisual. Algumas das suas atuações relevantes incluem ser professor de audiovisual na formação de cineastas indígenas em Biguaçu, Santa Catarina (2013), em Paranhos Mato Grosso do Sul (2014) e no projeto da Série de TV ” Amanajé o Mensageiro do Futuro” (2016), projeto Inventar com a Diferença/UFF (2017/2018), projeto Lentes Guarani na aldeia Tekoa Ka’aguy Porã no Estado de Espírito (2020). Alberto possui graduação em Licenciatura Intercultural para Educadores Indígenas, pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, e atualmente cursa mestrado no Programa de Pós-Graduação em Cinema de Audiovisual na Universidade Federal Fluminense – PPGCINE.
Para saber mais acesse sua apresentação para o Embaúba Play aqui!
Para acessar canal no youtube clique aqui!
Algumas de suas produções:
Sinopse: Para nós Guarani, são nossos avós que fortalecem a nossa sabedoria e a nossa memória desde antigamente até hoje, para não esquecer a nossa verdadeira história. Por isso guardamos o nosso “nhandereko”, modo de ser Guarani; só assim enxergamos o passado, vivemos o presente e olhamos adiante.
Sinopse: “Arandu Nhembo’e – Em busca do saber”, acompanha a busca dos jovens pelo nhandereko (modo de vida Guarani) na aldeia Yynn Moroti Werá – Terra Indígena de Biguaçu, SC.Os jovens dessa aldeia estão sempre em busca do conhecimento verdadeiro dos mais velhos. Nesse curta metragem, Alberto Alvares acompanha um pouco da preparação de Karai Wilson Moreira (Passo Fundo) para cerimonia da busca da visão.
Sinopse: O cineasta indígena Alberto Alvares percorre cinco aldeias da etnia Guarani no Estado do Rio de Janeiro, no intuito de realizar um retrato etnográfico do cotidiano dessas comunidades. Através de um olhar intimista, o diretor revela os rituais, rezas, a espiritualidade e as tradições que circulam entre os índios Tekoa por gerações a fio.