Ousmane Sané é professor de francês no Projeto de Ensino de Línguas Estrangeiras do Centro Acadêmico de Ciências Sociais na Universidade Federal de Minas Gerais -FAFICH (2001 – 2020), coordenador do Curso de francês (2003 – 2022), assim como foi também presidente do Centro Cultural Casa África em Belo Horizonte entre 2005 à 2010. Ele possui mestrado em Comunicação Social pela UFMG (2003) e doutorando em Comunicação Social pela UFMG, na Linha de Pesquisa Pragmáticas da Imagem.
O professor visitou a Escola Municipal Sonia Braga em Contagem na Semana da Consciência Negra no dia 25 de novembro de 2015. Abordou a cultura do Senegal além de curiosidades da África. Destacou a importância do contato com estrangeiros para contribuir na desmistificação das crenças dos países africanos. A importância em aprender outras línguas citando as aulas de francês do CACS onde os professores discutem aspectos linguísticos e sociais sob uma ótica rica em cultura e informação.

Produções:
No E-book de acesso livre e gratuito do Colóquio Discente PPGCOM 2021 intitulado Ainda assim nos levantamos: IV Colóquio Discente Diálogos e Convergências você pode encontrar uma análise de Ousmane sobre a produção de Sembène no capítulo 12: O cinema contra colonial de Sembène Ousmane: La noire de…
Acesse o E-book aqui!

Outras atividades relavantes:
- Apresentação de trabalho no V COLÓQUI DISCENTE PPGCOM/UFMG: O CINEMA COLONIAL E PÓS-COLONIAL DE SEMBÈNE OUSMANE – EMITAÏ: um filme de resistência feminina em Casamance contra o colonialismo em Belo Horizonte – MG, entre os dias 29 de março e 01 de abril de 2022.
- Apresentação de trabalho no IV COLÓQUI DISCENTE PPGCOM/UFMG: O cinema contra colonial de Sembène Ousmane: La noire de… (2021)
- Palestrante no 8o Festival de Cultura Negra do Projeto MAMA ÁFRICA em maio (2011) organizado pela Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Secretaria Municipal de Educação, Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri.
- Palestrante do dia da África na Faculdade de Economia e de Administração da UFMG nos dias 23, 24 e 25 de maio (2018).
- Participação da mesa redonda sobre “Negritude e Espiritualidade” no evento III Semana Negra de Ciências Sociais nos dias 20, 21 e 22 de novembro (2018).
- Participação no evento AYO Encontro Negro de Contação de História como contador de Contos Africanos nos dias 7 e 8 de setembro, no Sesc Venda Nova, Belo Horizonte (2018).
- Tradutor no Encontro Nacional “Ègbé – eu e o outro” dos Povos de terreiro do Brasil nos dias 13 e 16 de junho, no Sesc Venda Nova, Belo Horizonte (2019).
- Palestrante na Escola da professora Nicole sobre o tema O que você tem de África dentro de você (2019).