Antonieta de Barros (1901-1952) foi professora, cronista e feminista. Em 1935, tornou-se a primeira mulher negra a assumir um mandato popular no país. O curta documental Antonieta da cineasta Flávia Person emociona e informa. A disponibilização desse curta no canal do Youtube “Hysteria”, que é um núcleo de produção de conteúdo por mulheres, para construir novas narrativas e ocupar novos espaços faz parte do projeto Curta Mulheres, que traz um curta-metragem por semana ao longo de 12 meses. Todos dirigidos por mulheres nos últimos cinco anos. São, ao todo, 52 filmes de diretoras de todo o país.
DIRECÃO: Flávia Person
Flávia Person é uma profissional multifacetada nas áreas de artes visuais e audiovisual, cuja trajetória abrange desde a produção cultural até a pesquisa e docência. Com uma sólida formação acadêmica, concluiu seu doutorado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com uma bolsa da CAPES, tendo realizado parte de sua pesquisa na Universität Potsdam, na Alemanha. Antes disso, obteve seu mestrado e graduação em Artes Visuais, consolidando uma base sólida para suas atividades profissionais.
DURAÇÃO: 15 mim
Ficha técnica
Ano: 2016. Gênero: documentário. Direção: Flávia Person. Realização: Magnolia Produções Culturais e Ombu Arte e Cultura. Montagem e tratamento de imagens: Yannet Briggiler. Edição de som e Trilha sonora: Diogo de Haro. Pesquisa e consultoria histórica: Fausto Douglas Correa Júnior. Edição de texto: Fábio Brüggemann. Assistência de produção: Gabi Bresola e Matias Eastman. Assessoria de comunicação: Barbara Pettres. Preparação vocal: Barbara Biscaro. Mixagem: Diogo de Haro e Paulo Costa Franco. Duração: 15 min.





