PROGRAMA OLHARES, VOZES E MEMÓRIAS: SABERES AFRICANOS E INDÍGENAS

Projeto Fazer e Contar Histórias: audiovisuais sobre temáticas africanas e indígenas

Este projeto é composto pelo AYACAST, podcast do AYA Laboratório, que visa divulgar e valorizar narrativas históricas plurais. Essas narrativas descentralizam a perspectiva eurocêntrica a partir de concepções múltiplas e pluriversais de conhecimento, articulando o conhecimento produzido no âmbito da universidade com o que provém das experiências e vivências de pessoas marcadas pelo processo de violência da colonialidade ocidental. Portanto, partimos do princípio de que a proposição de uma educação para a decolonização de corpos, memórias, saberes precisa considerar e incorporar formas diversas de ver, viver e narrar o mundo. 

Ao longo do período de 2022, durante a organização do 2°EPD (Encontro Pós Colonial e Decolonial) a equipe do AYACAST organizou o projeto EPD Conversa, um programa de entrevistas com pesquisadoras/es, professoras/es, ativistas políticos, artistas e artivistas, sobre temas e práticas diversas no campo pós-colonial e decolonial. Nestas conversas, cujo lançamento se deu na semana de realização do evento, as/os pesquisadoras/es vinculados ao AYA atuaram como mediadores. Foram publicados cinco entrevistas com os/as convidado/as/es:

José Rivair Macedo, que possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1993). Atualmente é Professor Titular no Departamento de História da UFRGS.Tem experiência na Área de História, com ênfase em História das Sociedades Africanas Antigas, atuando principalmente nos seguintes temas: formações sociais mandinga e songai (séculos XIII-XVI). Desde 2007 vem atuando na produção e divulgação do conhecimento da história das sociedades africanas, sendo organizador do livro O pensamento africano no século XX (Outras Expressões, 2016).

Ana Rita Santiago que possui mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2005), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2010) e pós-doutorado pela Université Paris Descartes, Sorbonne, Paris V. Atualmente é professora associada aposentada da UFRB; é docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus 2. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, produção de textos, literatura brasileira, literatura afro-feminina, memória, identidade, escritoras negras brasileiras, autoria negro-feminina no Brasil e na África.

Renata Tupinambá, também conhecida como Aratykyra, é jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, é indígena da etnia Tupinambá. De forma pioneira, há 15 anos atua na difusão das culturas indígenas, etnofuturismo e etnocomunicação, acompanhando e divulgando principalmente a cena dos artistas indígenas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Foi co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira. É fundadora da produtora indígena Originárias Produções e criadora do Podcast Originárias, o primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que íntegra a central de Podcasts femininos PodSim.

Rennan Lemos, doutor em Arqueologia Egípcia e Sudanesa pela Universidade de Cambridge, onde foi Cambridge Trust Scholar e membro do Emmanuel College. Atualmente é pesquisador (Wissenschaftlicher Mitarbeiter) do projeto DiverseNile, financiado pelo European Research Council na Universidade Ludwig Maximilian de Munique, onde também leciona na graduação e pós-graduação. Atualmente, desenvolve pesquisa a respeito de sítios mortuários e cultura material na região entre Attab e Ferka, no norte do Sudão, onde conduz escavações arqueológicas.

Denise Ferreira, que também é escritora, artista e professora titular do no Instituto de pesquisas sobre gênero, raça, sexualidade e justiça social da University of British Columbia, no Canadá. Sua trajetória acadêmica inclui passagens pela Universidade da Califórnia, em San Diego, e pela Universidade Queen Mary, em Londres. É autora de obras como “A dívida impagável” e “Homo Modernus — Para uma ideia global de raça”, e realizou exposições e performances em Paris, Londres, no MASP, em São Paulo, e em Nova Yorque.

Os episódios tiveram até o momento o total de x acessos e estão todos disponíveis no site do Aya Laboratório (https://ayalaboratorio.com/producoes-aya/audiovisuaya/)  e no Spotify (https://open.spotify.com/show/7xnDCroPN1ppawt155uGr7).

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA