Coordenação de Claudia Mortari.
Ação Biblioteca Virtual Estudos Africanos e Indígenas
A “Biblioteca Virtual Estudos Africanos e Indígenas” é uma ação de extensão vinculada ao Programa “Olhares, vozes e memórias: saberes africanos e indígenas” (Ano 4), coordenado pela prof.ᵃ Luisa Tombini Wittmann e desenvolvido no âmbito do AYA — Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (FAED-UDESC). Visando colaborar para a implementação das leis federais n.º 10.639/03 e n.º 11.645/08 e suas diretrizes. Esta ação se constitui de pesquisa, produção e divulgação de materiais (escritos, sonoros, imagéticos, audiovisuais, etc.) produzidos por integrantes do laboratório e por pessoas africanas, afro-brasileira e indígenas.
No início do ano de 2022 a equipe da Biblioteca iniciou os trabalhos com o desenvolvimento de novas estratégias para alteração e expansão do antigo site da Biblioteca Virtual, processo que o transformou no novo Portal do AYA Laboratório. As mudanças realizadas no novo Portal visaram o melhoramento da plataforma pensando na experiência do usuário e a ampliação dos materiais divulgados, bem como do número de acessos. Dentro dessas modificações propomos a incorporação da identidade visual desenvolvida para o Laboratório, na estrutura do site, de forma que acompanhasse as novas demandas. Foram realizadas diversas reuniões com a equipe contratada para o desenvolvimento da nova identidade visual para entendermos de que forma poderiam ocorrer as aplicações dos materiais no futuro site. No fim do ano de 2022 foram integradas na ação de extensão as bolsistas Luiza Gonzaga Campos Bataline (Licenciatura em História — UDESC/FAED) e Helena Bett Hansen (Licenciatura em História — UDESC/FAED).
A ação se desenvolveu de forma mais lenta, temporariamente pela incorporação da equipe na parte de comunicação e divulgação do 2º Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial promovido pelo AYA Laboratório. Nesse momento foram produzidos o site de divulgação do evento e os materiais de divulgação para redes sociais, assim como o trabalho de cobertura do evento.
Os acessos na Biblioteca Virtual foram de 46.570 visualizações e 27.440 acessos, principalmente dos dez países que mais acessam nossos conteúdos: Brasil: 39.277, Estados Unidos: 1.424, México: 595, Portugal: 420, Colômbia: 406, Moçambique: 367, Chile: 340, Alemanha: 254, Peru: 243, França: 226.
Dados de acesso ao longo dos meses de 2022, com destaque para o mês de realização do 2º EPD, em novembro:

Dados completos do ano de 2022:





