Coordenado pela Prof.ª Luisa Tombini Wittmann.
Ação Fazer e Contar Histórias: Audiovisuais Sobre Temáticas Africanas e Indígenas
Este projeto é composto pelo AYACAST, podcast do AYA Laboratório, que visa divulgar e valorizar narrativas históricas plurais. Essas narrativas descentralizam a perspectiva eurocêntrica a partir de concepções múltiplas e pluriversais de conhecimento, articulando o conhecimento produzido no âmbito da universidade com o que provém das experiências e vivências de pessoas marcadas pelo processo de violência da colonialidade ocidental. Portanto, partimos do princípio de que a proposição de uma educação para a decolonização de corpos, memórias, saberes precisa considerar e incorporar formas diversas de ver, viver e narrar o mundo.
Ao longo do período de 2022, durante a organização do 2°EPD (Encontro Pós-Colonial e Decolonial) a equipe do AYACAST organizou o projeto EPD Conversa, um programa de entrevistas com pesquisadoras/es, professoras/es, ativistas políticos, artistas e artivistas, sobre temas e práticas diversas no campo pós-colonial e decolonial. Nestas conversas, cujo lançamento se deu na semana de realização do evento, as/os pesquisadoras/es vinculados ao AYA atuaram como mediadores. Foram publicados cinco entrevistas com os/as convidado/as/es:
José Rivair Macedo, que possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e doutorado em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1993). Atualmente é Professor Titular no Departamento de História da UFRGS. Tem experiência na Área de História, com ênfase em História das Sociedades Africanas Antigas, atuando principalmente nos seguintes temas: formações sociais mandinga e songai (séculos XIII-XVI). Desde 2007 vem atuando na produção e divulgação do conhecimento da história das sociedades africanas, sendo organizador do livro O pensamento africano no século XX (Outras Expressões, 2016).
Ana Rita Santiago que possui mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2005), doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (2010) e pós-doutorado pela Université Paris Descartes, Sorbonne, Paris V. Atualmente é professora associada aposentada da UFRB; é docente-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus 2. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras e educação, atuando, principalmente, nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, produção de textos, literatura brasileira, literatura afro-feminina, memória, identidade, escritoras negras brasileiras, autoria negro-feminina no Brasil e na África.
Renata Tupinambá, também conhecida como Aratykyra, é jornalista, produtora, poeta, consultora, curadora, roteirista e artista visual. Nascida em Niterói, no Rio de Janeiro, é indígena da etnia Tupinambá. Pioneiramente, há 15 anos atua na difusão das culturas indígenas, etnofuturismo e etnocomunicação, acompanhando e divulgando principalmente a cena dos artistas indígenas de diversas regiões do Brasil e do mundo. Foi co-fundadora da Rádio Yandê, primeira web rádio indígena brasileira. É fundadora da produtora indígena Originárias Produções e criadora do Podcast Originárias, o primeiro no Brasil de entrevistas com artistas e músicos indígenas, que íntegra a central de Podcasts femininos PodSim.
Rennan Lemos, doutor em Arqueologia Egípcia e Sudanesa pela Universidade de Cambridge, onde foi Cambridge Trust Scholar e membro do Emmanuel College. Atualmente é pesquisador (Wissenschaftlicher Mitarbeiter) do projeto DiverseNile, financiado pelo European Research Council na Universidade Ludwig Maximilian de Munique, onde também leciona na graduação e pós-graduação. Atualmente, desenvolve pesquisa a respeito de sítios mortuários e cultura material na região entre Attab e Ferka, no norte do Sudão, onde conduz escavações arqueológicas.
Denise Ferreira, que também é escritora, artista e professora titular do no Instituto de pesquisas sobre gênero, raça, sexualidade e justiça social da University of British Columbia, no Canadá. Sua trajetória acadêmica inclui passagens pela Universidade da Califórnia, em San Diego, e pela Universidade Queen Mary, em Londres. É autora de obras como “A dívida impagável” e “Homo Modernus — Para uma ideia global de raça”, e realizou exposições e performances em Paris, Londres, no MASP, em São Paulo, e em Nova Yorque.
Os episódios tiveram até o momento o total de x acessos e estão todos disponíveis no eixo audiovisuais do Portal do AYA Laboratório e no Spotify.
Ação 2° Encontro Internacional Pós-Colonial e Decolonial: Encruzilhadas Históricas e Culturais
O 2° ENCONTRO INTERNACIONAL PÓS-COLONIAL E DECOLONIAL (2º EPD): ENCRUZILHADAS HISTÓRICAS E CULTURAIS aconteceu nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro de 2022, financiado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Realizado pelo AYA Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (FAED/UDESC), vinculado ao Departamento de História (DH) e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH). O evento em formato presencial teve como objetivo promover a produção, circulação e divulgação científica e cultural pós-colonial e decolonial, com ênfase nas temáticas africanas, afro-diaspóricas e indígenas, incentivando a inovação, troca e produção de conhecimento entre pesquisadores(as), professores(as) e estudantes da rede de ensino, graduação e pós-graduação, movimentos sociais e coletivos negros, africanos e indígenas e artivistas. Visamos, desse modo, reunir pessoas diversas que produzem conhecimentos e práticas transformadoras no campo das Ciências Humanas e da Educação a partir da seguinte problemática: “Quais questões e possibilidades se colocam à produção de conhecimentos politicamente situados na busca pela equidade social e produção de epistemologias plurais?” Foram realizadas Rodas de Conversa (mesas redondas), Diálogos Contemporâneos (conferências), simpósios temáticos, oficinas, mostra de cinema, atividades culturais, exposições artísticas e feira solidária.
O evento teve um público presencial de cerca de 4.000 pessoas, e alcançou um público online de 94.594 no Portal do AYA e no site do evento. As transmissões simultâneas das mesas contam com 2.834 acessos. Recebemos quarenta trabalhos que foram apresentados nos dezenove Simpósios Temáticos que serão publicados em formato de livro, assim como o DIÁLOGOS SENSÍVEIS: PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO DE SABERES DIVERSOS contemplou os trabalhos apresentados no 1º EPD.
O número total de certificados emitidos foi de 712, entre equipe de coordenação do evento, organização, coordenadores e participantes de simpósio temático e oficinas, palestrantes, mediadores de palestras, monitoria, comissão científica, Circuito de Exposição Poéticas da Relação,I Mostra Imagens Encruzilhadas, Festival Ìpádè, feira solidária, público geral e atividade realizada pelo museu AfroBrasil.
ÌPÀDÉ
A palavra “ìpàdé” em yorùbá significa encontro. Os encontros culturais e artistícos que compõem o 2º EPD ocorreram no TAC e no Largo Antonieta de Barros, Centro de Florianópolis, durante os dias 11, 12, 13 e 14 de novembro.
Clique aqui para saber mais sobre o Festival ÌPÀDÉ!
Circuito de Exposições Poéticas da Relação
O 2º EPD mobilizou o Circuito de Exposições Poéticas da Relação, mostra artística realizada simultaneamente nos espaços do Museu da Escola Catarinense; Museu Victor Meirelles; Museu de Arte de Santa Catarina; Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti e Instituto Meyer Filho. O circuito de exposições contou com obras cedidas pela professora Juliana Crispe, professora Célia Antonacci, Diego de Los Campos, Ylmar Correia Neto, Paulo Caminha, pelo Escritório de Arte Fasanaro e obras cedidas pelos próprios artistas.
COORDENAÇÃO LOCAL
Dra. Cláudia Mortari – UDESC/FAED/AYA
Dra. Luisa Tombini Wittmann – UDESC/FAED/AYA
Msa. Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano – UDESC/FAED/AYA/PPGH
COMISSÃO ORGANIZADORA
Doutorando Adriano Denovac – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Graduanda Ana Julia Gomes de Matos UDESC/FAED/AYA/DH
Doutoranda Andreza de Oliveira Andrade – UERN/UDESC/AYA/PPGH
Doutoranda Ariana Mara da Silva – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Ìdòwú Akínrúlí – Akin Produções
Doutoranda Carol Lima de Carvalho – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Dr. Celso Sánchez – UNIRIO/GEAsur
Graduande Cacau Moraes – UDESC/FAED/AYA/DH
Ms. Fabio Amorim – UDESC/FAED/AYA/DH
Dra. Fernanda Oliveira da Silva – UFRGS/PPGH
Ms. Gilmar Limeira Junior – IFMA
Dr. Hélder Pires Amâncio – UEM e Universidade Wutive (Moçambique)
Mestranda Helena Fediuk Gohl – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Graduanda Helena Bett Hansen – UDESC/FAED/AYA/DH
Dr. Joaquim Paka Massanga – ISCED-Cabinda/UON (Angola)
Graduando João Gabriel Santos Pinto – UDESC/FAED/AYA/DH
Graduando Jordi Ericson da Silva Neques – UDESC/CEART/AYA/DMU
Mestrando Juvinal Domingos da Costa – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Graduando Leonardo André Rolim de Moura – UDESC/FAED/AYA/DH
Graduanda Luiza Ferreira da Silva – UDESC/FAED/AYA/DH
Graduanda Luiza Gonzaga Campos Bataline – UDESC/FAED/AYA/DH
Dr. Mahfouhz Ag Adnane – Casa das Áfricas/Núcleo Amanar
Mestrando Magno Adiala – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Dra. Maria Aparecida Clemêncio – UDESC/CEART/NUDHA
Dra. Maria Helena Tomaz – UDESC/CEAD/NEAB
Mestranda Mariane de Souza – UFSC/ProfHistória/AYA
Dr. Rennan Lemos – Ludwig-Maximilians-Universität München – Alemanha (LMU)/Museu Nacional – RJ
Ms. Rodrigo Ferreira dos Reis – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Doutoranda Simeia de Mello Araújo – UDESC/FAED/AYA/PPGH/IElla/Museu Afro-Brasil
Doutoranda Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Ms. Vinícius Pinto Gomes – Emitai/AYA
Graduado Victor Leonardo da Silveira – UDESC/FAED/AYA/DH
Mestrando Weuler Pereira de Azara – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Doutorando William Felipe Martins Costa – UDESC/FAED/AYA/PPGH
COMITÊ CIENTÍFICO
Dra. Ana Rita Santiago – Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
Dra. Carmelita de Afonseca Silva – Universidade de Cabo Verde (Uni-CV)
Dr. Casé Angatu – Universidade Estadual de Santa Cruz – Ilhéus Bahia
Dra. Celia Maria Antonacci – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dr Celso Sanchez Pereira – Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Dr. Cesar Augusto Baldi – Tribunal Regional Federal da 4ª Região e Pesquisador Núcleo de Estudos para Paz e Direitos Humanos (NEP/UnB)
Dra. Cláudia Mortari – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dra. Débora Pazetto Ferreira – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Ms. Fábio Amorim Vieira – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dr. Fábio Francisco Feltrin de Souza – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Dra. Fernanda Oliveira da Silva – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Francela Carrera – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dr. Gerson Galo Ledezma Meneses – Universidade da Integração Internacional Latino-Americana (UNILA)
Dr. Hector Rolando Guerra Hernandez – Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Dr Hélder Pires Amâncio – Universidade Eduardo Mondlene (UEM) e Universidade Wutive – Moçambique
Ms. Jeruse Romão – Escola Afro Popular Leonor de Barros
Dr. João Baptista Gime Luis – ISCED-Cabinda/Angola
Dr. Joaquim Paka Massanga – Instituto Superior de Ciências da Educação de Cabinda da Universidade Onze de Novembro (ISCED-Cabinda/UON/Angola)
Ms. Juliana (Crispe) Cristina Pereira – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dra. Joana Célia dos Passos – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
Dra. Karine de Souza Silva – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Dra. Lia Vainer Schucman – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Dra. Luisa Tombini Wittmann – Universidade do Estado de Santa Catarina (UFSC)
Dr. Mahfouhz Ag Adnane – Casa das Áfricas/Núcleo Amanar
Dra. Maria Aparecida Clemêncio – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Ms. Maria Helena Tomaz- Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
Dr. Paulo Ricardo Müller – Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Dr. Rennan de Souza Lemos – Ludwig-Maximilians-Universität München – Alemanha (LMU)/Museu Nacional – RJ
Dra. Suzani Cassiani – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
COMISSÃO CIRCUITO DE EXPOSIÇÕES POÉTICAS DA RELAÇÃO
Coordenação do 2º Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial: Cláudia Mortari (UDESC/AYA) e Luisa Wittmann (UDESC/AYA)
Coordenação Curatorial: Juliana Crispe
Curadoras:
Célia Antonacci (UDESC/NUDHA)
Francela Carrera (UDESC/Artistas Latinas/Armazém Coletivo Elza)
Juliana Crispe (UDESC/MESC/Armazém Coletivo Elza)
Thainá Castro (Museologia UFSC/Armazém Coletivo Elza)
Produção Cultural: Lorena Galeri (Armazém Coletivo Elza)
Curadoria Educativa: Léo Budziarek Eslabão e Juliana Crispe
Ação Educativa: Léo Budziarek Eslabão, Letícia Damazio de Jesus, Juliana Crispe, Milton Cazelatto, Sandra Nunes, Simone Rolim de Moura e Ticiane Bombassaro Marassi.
Montagem: Ana Lia Pedrini, André de Sousa da Silva Segundo, Cassiano Reinaldin, Flávio Brunetto, Laura Pereira Santos, Léo Budziarek Eslabão, Leonardo Sanchez Silva, Luana Gambali Dorna, Milton Cazelatto, Thayna Simas da Silva Velho
COMISSÃO FESTIVAL ÌPÀDÉ
COORDENAÇÃO
Cláudia Mortari – UDESC/FAED/AYA
Ìdòwú Akínrúlí – Akin Produções
Luisa Tombini Wittmann – UDESC/FAED/AYA
COMISSÃO ORGANIZADORA
Jordi Ericson da Silva Neques – UDESC/CEART/AYA/DMU
Carol Lima de Carvalho – UDESC/FAED/AYA/PPGH
Luiza Ferreira da Silva – UDESC/FAED/AYA/DH
Luiza Gonzaga Campos Bataline – UDESC/FAED/AYA/DH
COMISSÃO 1ª MOSTRA IMAGENS ENCRUZILHADAS
COORDENAÇÃO CURATORIAL
Adriano da Silva Denovac (Doutorando – PPGH/UDESC)
COMISSÃO DE CURADORIA
Ms. Gilmar Limeira Junior – IFMA
Mestranda Helena Fediuk Gohl – UDESC/FAED/AYA/PPGH



















