No decorrer deste mês de maio, a equipe de audiovisual do AYA Laboratório conduziu uma entrevista com a professora e mestra Jeruse Romão, como parte do projeto Histórias Plurais: Imprensa Negra em Santa Catarina. Durante a entrevista, foram abordados temas como a trajetória da professora Jeruse, o papel do NEN (Núcleo de Estudos Negro) e a utilização do jornal como ferramenta de formação política, além da influência de Antonieta de Barros na imprensa catarinense.
Outra entrevista conduzida foi com a graduada em História, Luiza Ferreira da Silva, para o projeto Ayacast: Tramas da História. Neste momento, discutiu-se a jornada de Luiza e sua pesquisa sobre as relações editoriais do escritor nigeriano Chinua Achebe. Além disso, a equipe de audiovisual realizou uma sessão de elaboração de roteiros para o desenvolvimento do projeto Histórias Plurais: Aldear a Política, com auxílio do mestrando Weuler Azara.
Além de realizar as atividades mencionadas e ler os roteiros das entrevistas, continuamos a pesquisar e selecionar materiais para os dois projetos documentais do Histórias Plurais (Imprensa Negra e Aldear a Política). Além disso, selecionamos os temas para a edição da entrevista realizada com Maldonado Torres em 2023, que será lançada como parte do Aya Entrevista. A seguir, apresentamos alguns registros das atividades realizadas neste mês.






