Lançamento do catálogo AparaDOR

Catálogo da exposição AparaDOR, de Sérgio Adriano H, realizada no SESC Niterói, curadoria de Juliana Crispe.

Por meio de obras em diversos suportes, o artista visual afrodiaspórico catarinense Sérgio Adriano H reflete sobre vida e morte, identidade racial, violência, invisibilidade e apagamento social. A partir do conceito de decolonialidade, a crítica política e social, por meio do dispositivo da memória da colonialidade é marcante em sua poética, forjada permanentemente na experiência de campo e em suas vivências como homem negro em uma sociedade particularmente marcada pela imigração europeia, a cidade de Joinville. Em AparaDOR, o Sesc Niterói apresenta 11 das obras mais recentes do artista Sérgio Adriano H.
O catálogo AparaDOR, conta com textos de Juliana Crispe, Cláudia Mortari e Cláudia Miranda.

Realizada de 02 de março a 01 junho 2024.
Onde: Rua Padre Anchieta, 56 – São Domingos, Niterói – RJ, 24210-050

Sérgio Adriano H.

Sérgio Adriano H. – Joinville SC – 1975. Artista visual, performer e pesquisador. Vive e produz em Joinville e São Paulo. Formado artes visuais e mestre em filosofia. Selecionado em 2014 como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, tendo sua biografia incluída no livro Construtores das Artes Visuais: Cinco Séculos de Artes em Santa Catarina.

Prof.ª Dr.ª Juliana Crispe

Juliana Crispe é natural de Florianópolis, Santa Catarina. Professora, Arte-educadora, Curadora, Pesquisadora e Artista Visual. Participa de exposições e projetos educativos desde 2002. Entre os anos de 2005 a 2009 ministrou aula nas redes de ensino municipal e estadual, particular e pública em Florianópolis. Desenvolveu projetos educativos nos principais museus, instituições e espaços culturais da cidade de Florianópolis, coordenando, mediando e desenvolvendo projetos e materiais educativos desde 2005. Atuou como Arte Educadora na Fundação Cultural BADESC e no Museu Victor Meirelles, e em projetos paralelos em educativos no Museu de Arte de Santa Catarina, Museu Histórico de Santa Catarina ? Palácio Cruz e Sousa e outras instituições. Começa a estudar e atuar em projetos curatoriais em 2007, tendo realizado mais de uma centenas de exposições como curadora.

Profª Drª Cláudia Mortari (Coordenação)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado (2000) e doutorado (2007) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora associada de História da África do Curso de Graduação em História e docente nos programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina, nas linhas de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas e Saberes Históricos no Espaço Escolar, respectivamente. Atualmente, é vice-coordenadora do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC) e coordena projetos de extensão e pesquisa no campo dos Estudos Africanos. Atua principalmente nos seguintes temas: história de África, literaturas africanas pós-coloniais, ensino de história de África, diáspora africana.

Prof.ª Dr.ª Claudia Miranda

CLAUDIA MIRANDA é pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social – EICOS/UFRJ) e Consultora Ad hoc do CNPq. Professora Associada 2 do Departamento de Didática da Escola de Educação (UNIRIO). Bolsista “Produtividade UNIRIO” (PROPGPI/PPQ-2023), atua como professora do Doutorado e Mestrado em Educação (PPGEdu). Professora da Especialização e Curso Internacional Estudios Afrolatinoamericanos y Caribeos (CLACSO). É professora e investigadora do Black and Indigenous Liberation Movement (BILM) É membro do Grupo de Trabalho CLACSO Afrodescendência e propostas contra-hegemônicas e professora da Escuela Internacional Más Allá del decenio afrodescendiente (entre 2017 e 2018). Líder do grupo de estudos e pesquisa Formação de Professores, Pedagogias Decoloniais, Currículo e interculturalidade: agendas emergentes na escola e na universidade (GFPPD/CNPq).

Deixe um comentário

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA