Neide Maria Rosa (Marirrosa): Entre Neides, Marías e Rosas
Autora: Vivian de Camargo Coronato
A dissertação de Vivian de Camargo Coronato, doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), mestra pelo mesmo programa também pela UDESC, busca traçar as diversas trajetórias da vida de Neide Maria Rosa, uma personalidade negra de Florianópolis que alcançou grande renome no cenário musical tanto na ilha quanto fora de Santa Catarina.
Através do cruzamento de entrevistas, colunas de jornais e outras documentações a autora busca contemplar diversos aspectos que compuseram a vida e a pessoa de Neide Marirrosa. Desde sua trajetória pessoal e relações familiares, até sua carreira no rádioteatro, iniciada no fim dos anos 1940. A dissertação aborda diversas Neides que transitaram e marcaram Florianópolis, que como traz a autora, Neide Maria Rosa foi uma das mais conhecidas cantoras society de Florianópolis na sua época, se apresentou em diversos festivais indo inclusive ao Rio de Janeiro por um período de sua carreira, depois retornou a Florianópolis buscando criar um espaço onde os músicos locais pudessem se apresentar e ensinar crianças carentes e impactou o carnaval da ilha sendo uma das primeiras mulheres a ser intérprete de uma escola de samba. Esses diversos aspectos são resgatados pela autora trazendo uma visão ampla das narrativas sobre a vida da cantora e intérprete catarinense, mas tendo em mente que é apenas um recorte, uma versão, da pessoa composta por essas e mais múltiplas facetas que foi Neide Marirrosa.
Este trabalho se mostrou fundamental para o desenvolvimento do projeto do nosso audiovisual pois Neide Maria Rosa é uma personalidade interessante de abordarmos na narrativa do filme que estamos produzindo a despeito da imprensa negra em Santa Catarina, por sua marca dentro do universo da rádio catarinense, entre elas na Rádio Guarujá e Rádio Diário da Manhã e por suas aparições em diversas colunas jornalísticas desde os anos 1950.

Leonardo André Rolim de Moura (Licenciatura em História – UDESC/FAED)
Graduando em Licenciatura em História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC/FAED). Bolsista de Extensão no Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA




