Curso: Por uma educação antirracista

O curso “Por uma educação antirracista: um estudo sobre a História da África, cultura afro-brasileira e relações étnico-raciais” foi concebido a partir da dissertação de Maria Joana Costa Muniz de Resende, defendida em 2022, no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Uberlândia. Intitulada “O ensino de história e da cultura afro-brasileira e as relações étnico-raciais: um estudo na educação de jovens e adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil)”, a pesquisa aborda as dificuldades de implementação da Lei 10.639/03 no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Docente nas disciplinas de História e Filosofia na EJA há quase 20 anos, Resende identificou que as particularidades dessa modalidade de ensino frequentemente dificultam a aplicação efetiva da referida legislação, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-brasileira. Diante dessa constatação, ela percebeu a necessidade de criar um projeto que contribua para a formação cidadã antirracista, oferecendo uma abordagem inclusiva e crítica para jovens e adultos, promovendo o combate ao racismo por meio da educação.

Acesse a Dissertação e o Material Didático.

RESENDE, Maria Joana Costa Muniz De. O ENSINO DE HISTÓRIA E DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: Um Estudo na Educação de Jovens e Adultos (CESEC, UBERLÂNDIA, MG, BRASIL). 2022. 175 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Profhistória, UFU, Uberlândia,MG, 2022.

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA