Alberto Alvares é cineasta, professor e tradutor de Guarani. Indígena da etnia Guarani Nhandewa, nasceu na aldeia de Porto Lindo, Mato Grosso do Sul, e mora no Rio de Janeiro desde 2010, local onde começou a realmente focar no seu trabalho com o audiovisual. Algumas das suas atuações incluem ser professor de audiovisual na formação de cineastas indígenas em Biguaçu, Santa Catarina (2013), em Paranhos Mato Grosso do Sul (2014) e no projeto da Série de TV ” Amanajé o Mensageiro do Futuro” (2016), projeto Inventar com a Diferença/UFF (2017/2018), projeto Lentes Guarani na aldeia Tekoa Ka’aguy Porã no Estado de Espírito (2020). Em sua fala na Roda de Conversa “Imagens Encruzilhadas”, Alberto compartilha com a gente um pouco do seu processo artístico enquanto cineasta. Ao fazer isso, pontua que o cinema é um processo coletivo e que para fazer um filme é necessário que diretor entenda e respeite os guardiões da natureza. Em sua fala, ele ainda nos alerta sobre a importância do compartilhar das histórias dos povos Guaranis, destacando que: “hoje os Guaranis são caçadores da sua própria história, de suas narrativas”.
Este material foi desenvolvido a partir dos Projetos de extensão 2° Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial, AYACAST, Biblioteca Virtual, produção audiovisual de Emitai Produções Audiovisuais e captação de áudio e vídeo de Casa Cultural Casarinha.
Financiamento público da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Integrantes
Idealização de Profª Drª Cláudia Mortari (AYA/FAED/UDESC) e Profª Drª Luisa Tombini Wittmann (AYA/FAED/UDESC).
Produção executiva por Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano (Doutoranda – PPGH/UDESC).
Decopagem e produção por João Gabriel Santos Pinto (Bacharelado em História – UDESC/FAED), Leonardo André Rolim de Moura (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Arthur Rangel Goularte (Licenciatura em História – UDESC/FAED). (Equipe AYACAST)
Produção audiovisual e edição por Ms. Vinícius Pinto Gomes (Emitai Produções).
Captação de vídeo e áudio por Casa Cultural Casarinha.
Divulgação por Helena Bett Hansen (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Luiza Ferreira da Silva (Bacharelado em História – UDESC/FAED) e Luiza Gonzaga Campos Bataline (Licenciatura em História – UDESC/FAED) (Equipe Biblioteca Virtual)

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina

FAED – Centro de Ciências Humanas e da Educação

FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Casa Cultural Casarinha

Emitai Produção Audiovisual




