Graduada em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Ciência da Religião pelo Centro Universitário Municipal de São José (USJ). Atua como presidente estadual do Afoxé Ómó Ifá e é Colaboradora da revista Mistérios de Orunmilá, autora de artigos relacionados ao candomblé e suas frequências. É autora no livro Xirê Epistemológico: Roda, Ancestralidade e Educação [2022], organizado por Cristiano Sant’Anna, onde escreveu o capítulo “Oxagiyan, assim me ensinaram, assim me contaram”. Na Roda de Conversa “Patrimônios e Memórias em Encruzilhadas”, Adriana Leke trás suas memórias de Mãe Beata e seus trabalhos contra todo tipo de discriminação. Emociona-se ao compartilhar as lições que recebeu sobre pertença e sobre a cultura de paz através do entendimento do outro. Apresenta o projeto Encanta-se, de combate à violência doméstica e os ensinamentos do candomblé para esse combate. Mãe Beata que ensinou a cura e fortalecimento por meio das manifestações dos fazeres no terreiro. Por fim, entendemos que todo esse conhecimento trazido é oral, e que se trata de uma religião de memória, marcada pelas falas dos griôs e da valorização do saber de memória.
Este material foi desenvolvido a partir dos Projetos de extensão 2° Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial, AYACAST, Biblioteca Virtual, produção audiovisual de Emitai Produções Audiovisuais e captação de áudio e vídeo de Casa Cultural Casarinha.
Financiamento público da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Integrantes
Idealização de Profª Drª Cláudia Mortari (AYA/FAED/UDESC) e Profª Drª Luisa Tombini Wittmann (AYA/FAED/UDESC).
Produção executiva por Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano (Doutoranda – PPGH/UDESC).
Decopagem e produção por João Gabriel Santos Pinto (Bacharelado em História – UDESC/FAED), Leonardo André Rolim de Moura (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Arthur Rangel Goularte (Licenciatura em História – UDESC/FAED). (Equipe AYACAST)
Produção audiovisual e edição por Ms. Vinícius Pinto Gomes (Emitai Produções).
Captação de vídeo e áudio por Casa Cultural Casarinha.
Divulgação por Helena Bett Hansen (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Luiza Ferreira da Silva (Bacharelado em História – UDESC/FAED) e Luiza Gonzaga Campos Bataline (Licenciatura em História – UDESC/FAED) (Equipe Biblioteca Virtual)

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina

FAED – Centro de Ciências Humanas e da Educação

FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Casa Cultural Casarinha

Emitai Produção Audiovisual




