Camila de Moraes é diretora e jornalista, gaúcha e residente de Salvador há mais de uma década. Idealizadora e curadora do Festival Cinema Negro em Ação, Camila é também militante pelos direitos negros desde nova e vem marcando seu posicionamento antirracista no cinema, por meio de produções como o premiado documentário ‘O Caso do Homem Errado’, que aborda a questão do genocídio da juventude negra no Brasil. A série de ficção chamada “Nós Somos Pares”, que aborda a vida de seis mulheres negras e suas relações de amizade e amores, e o curta-metragem “A Escrita do Seu Corpo”, que trata a questão da identidade racial e de gênero por meio da poesia. Na Roda de Conversa “Imagens Encruzilhadas”, Camila conta o longo processo de produção do longa-metragem ‘O Caso do Homem Errado’, a partir das encruzilhadas onde a equipe se encontrou para a divulgação do filme e para a reivindicação de um espaço no cinema. Fala sobre a importância desse tipo de produção para as pessoas envolvidas e como esses filmes são feitos de quem eles são, de suas vivências, corpos e mentes, e a importância desse tipo de trabalho na luta antiracista.
Este material foi desenvolvido a partir dos Projetos de extensão 2° Encontro Internacional Pós-colonial e Decolonial, AYACAST, Biblioteca Virtual, produção audiovisual de Emitai Produções Audiovisuais e captação de áudio e vídeo de Casa Cultural Casarinha.https://youtu.be/L__C69g_D8Ehttps://youtu.be/L__C69g_D
Financiamento público da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.
Integrantes
Idealização de Profª Drª Cláudia Mortari (AYA/FAED/UDESC) e Profª Drª Luisa Tombini Wittmann (AYA/FAED/UDESC).
Produção executiva por Tathiana Cristina da Silva Anizio Cassiano (Doutoranda – PPGH/UDESC).
Decopagem e produção por João Gabriel Santos Pinto (Bacharelado em História – UDESC/FAED), Leonardo André Rolim de Moura (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Arthur Rangel Goularte (Licenciatura em História – UDESC/FAED). (Equipe AYACAST)
Produção audiovisual e edição por Ms. Vinícius Pinto Gomes (Emitai Produções).
Captação de vídeo e áudio por Casa Cultural Casarinha.
Divulgação por Helena Bett Hansen (Licenciatura em História – UDESC/FAED), Luiza Ferreira da Silva (Bacharelado em História – UDESC/FAED) e Luiza Gonzaga Campos Bataline (Licenciatura em História – UDESC/FAED) (Equipe Biblioteca Virtual)

UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina

FAED – Centro de Ciências Humanas e da Educação

FAPESC – Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Casa Cultural Casarinha

Emitai Produção Audiovisual




