TRAJETÓRIAS AUSENTES: UM ESTUDO SOBRE INTELECTUAIS NEGRAS COMO FERRAMENTA PARA UM ENSINO DECOLONIAL, ANTIRRACISTA E ANTISSEXISTA

“A sequência didática: a desconstrução do racismo e do sexismo no ambiente escolar”, é resultado da dissertação “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista”, defendida por Francidéia Gomes Sousa de Carvalho em 2022, no Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

A proposta do material consiste em um planejamento de sete aulas voltadas para a desconstrução do racismo e do sexismo na escola com base nas obras das pesquisadoras e intelectuais negras Maria Beatriz Nascimento e Lélia Gonzalez.

Palavras-chave: ensino decolonial; feminismo negro; Beatriz Nascimento; Lélia Gonzalez; sequência didática.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A DISSERTAÇÃO E O MATERIAL DIDÁTICO

AUTORIA: CARVALHO, Francidéia Gomes Sousa de. “Trajetórias ausentes: um estudo sobre intelectuais negras como ferramenta para um ensino decolonial, antirracista e antissexista. 2022. 144 f. Dissertação de mestrado. Curso de PROFHISTÓRIA, UESPI, Parnaíba (PI), 2022.

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA