AYA Indica – Sérgio Adriano H

Sérgio Adriano H é artista visual, performer e pesquisador de Joinville, com formação em artes visuais e mestrado em filosofia. Sua obra, que inclui objetos, fotografias e performances, aborda identidade racial, violência e apagamento social. Reconhecido como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina, recebeu prêmios como a Medalha Cruz e Sousa (2022). Seu trabalho provoca reflexões sobre realidades de dor e sofrimento.

Conheça mais de Sérgio Adriano H:

Tudo o que é Vivo Incomodahttps://youtu.be/sFqD8Qu8npo?si=RQA_i8unhsLA9soJ

Neste vídeo, Sérgio Adriano H apresenta sua exposição Ser Negro e sua conceitualização da arte contemporânea como um artista negro. Sérgio busca compreender e questionar, como ele mesmo conceitua, o “sistema da verdade” ou “verdade apresentada” que funciona a serviço do poder, da economia, das religiões ou dos grupos que se perpetuam no topo da pirâmide social. O artista expõe suas obras e questionamentos na rua, onde possibilita ver e dialogar arte com as pessoas.

Palavra Tomada https://sergioadrianoh.wixsite.com/palavratomada 

Site dedicado à apresentação da exposição itinerante Palavra Tomada que circulou por 10 cidades catarinenses em 2021. A exposição discute sobre racismo estrutural, aquele que fornece o sentido à desigualdade racial, e aqui toma forma visual de palavra para questionar o “invisível”. Através da exposição em locais públicos da cidade, o artista busca o diálogo com o espectador sobre a igualdade entre os homens, tornando visível o que está invisível.

Sérgio Adriano

Sérgio Adriano H: Artista visual, performer e pesquisador, nascido em 1975 em Joinville (SC). Formado em Artes Visuais e mestre em Filosofia, participou de mais de 140 exposições no Brasil e no exterior, sendo reconhecido como um dos 30 artistas mais influentes de Santa Catarina (Construtores das Artes Visuais, 2014). Recebeu prêmios como a Medalha Cruz e Sousa (2022). Sua obra em fotografia, objetos, instalações e performances aborda questões existenciais, raciais, de violência e apagamento social.

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA