Raquel Kariri é caatingueira, jornalista e gestora da Escola de Ancestralidades Kariri, além de colunista do Afoitas. Atualmente, é doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisas focadas na epistemologia e ontologia dos povos indígenas da Caatinga. Seu trabalho busca resgatar e dar visibilidade aos saberes originários e a relação sensível entre os povos da Caatinga, as plantas, os animais e o clima, desafiando as noções acadêmicas convencionais.
Em uma recente entrevista, Raquel destaca a epistemologia da Caatinga, valorizando o conhecimento tradicional dos agricultores familiares como especialistas da região. Defende que sua relação sensível com a terra, os animais e o clima é uma forma de saber tão válida quanto os saberes acadêmicos. Ela denuncia o desprezo por esses conhecimentos e a desvalorização histórica dos povos da Caatinga, convidando a academia a reconhecer e respeitar esses saberes ancestrais.
Conheça mais de Raquel Kariri: https://www.instagram.com/raquelparis__/

Raquel Kariri é caatingueira, jornalista, colunista do Afoitas e gestora da Escola de Ancestralidades Kariri. Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará, pesquisa epistemologias e ontologias dos povos indígenas da Caatinga. Seu trabalho resgata saberes originários e a relação entre povos, plantas, animais e clima, desafiando visões acadêmicas hegemônicas. Defende o conhecimento tradicional dos agricultores familiares como saber legítimo e denuncia a desvalorização histórica dos povos da Caatinga, reforçando a necessidade de reconhecimento e respeito aos saberes ancestrais.




