AYA Indica – Luisa Tombini Wittmann

Luisa Tombini Wittmann é historiadora e professora associada da UDESC, com foco em História Indígena. Licenciada em Ciências Sociais pela UFSC, e mestre e doutora em História Social pela UNICAMP, coordena o Laboratório AYA e o ProfHistória/UDESC. Desenvolve pesquisas sobre História do Brasil Indígena, Missões Jesuíticas e História Laklãnõ-Xokleng. Também atua no Ensino de História Indígena e Cinema Indígena.

Em uma de suas produções “Tempo e História na aesthesis decolonial fílmica Mbyá-Guarani”, Luisa analisa os primeiros filmes do Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema, explorando as noções de tempo e história que reforçam a luta pelo território e destacando como o grupo desenvolve uma produção fílmica coletiva diante dos desafios da colonialidade. Utilizando o conceito de aesthesis decolonial, ela mostra como a narrativa guarani cria uma forma única de filmar, conectando oralidade, território e ancestralidade.

Ja o artigo “Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá”: Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades, reflete sobre a história do Vale do Itajaí e o ensino de história, dialogando com produções Laklãnõ-Xokleng. As narrativas de mulheres indígenas que vivem em cidades, mas mantêm vínculos com a Terra Indígena Ibirama Laklãnõ, revelam desafios atuais dos povos indígenas. O estudo resultou em um material didático que incentiva os estudantes a conhecer e analisar histórias sob perspectivas indígenas.

Acesse “Tempo e História na aesthesis decolonial fílmica Mbyá-Guarani” em: https://www.historiadahistoriografia.com.br/revista/article/view/1998

Acesse “Quero e vou continuar sendo índia aqui, lá ou acolá”: Ensino de história indígena através de narrativas de mulheres Laklãnõ-Xokleng que vivem em cidades em: https://doi.org/10.30612/rehr.v16i31.14847

Conheça mais de Luisa Tombini Wittmann: http://lattes.cnpq.br/5653719089043259

Luisa Tombini Wittmann

Professora Associada do Curso de Graduação e de Pós-Graduação em História (PPGH e ProfHistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), é licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), bacharel em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2002), mestre e doutora em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente, coordena o Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais (AYA-FAED-UDESC) e o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória-UDESC), além de projetos de extensão e de pesquisa no campo da História Indígena. Atua principalmente nos seguintes temas: Ensino de História Indígena, História do Brasil Indígena, Missões Jesuíticas, História Laklãnõ-Xokleng, Cinema Indígena.

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA