Yuderkys Espinosa Minõso é uma ativista, pensadora, filósofa autodidata, negra, lésbica e feminista decolonial da República Dominicana. Critica os feminismos eurocêntricos e heteronormativos, cofundou nos anos 1990 o grupo lésbico-feminista “As Chinchetas”. Sua atuação articula militância e teoria, abordando colonialismo de gênero, heteropatriarcado e resistência no Sul Global.
Nesta entrevista a professora Espinosa apresenta sua trajetória como pesquisadora, mulher negra e dominicana. Espinosa apresenta como entende o movimento feminismo similar a um movimento de evangelização, destacando o diálogo entre a teoria feminista e as mulheres entendidas como subalternas. Além disso, introduz como ela adiciona camadas de classe e raça nessa análise.
Em Etnocentrismo y colonialidad en los feminismos latinoamericanos: Complicidades y consolidación de las hegemonías feministas en el espacio transnacional Espinosa aborda a crítica à colonização discursiva dos feminismos ocidentais, baseando-se nas ideias de Mohanty e Spivak. Questiona a superação das práticas e epistemologias etnocêntricas relacionadas à classe, raça e sexualidade normativa. Aponta a colaboração entre feminismos dominantes do Norte e do Sul, em consonância com os projetos de recolonização do subcontinente. O trabalho enfoca a criação da sujeita subalterna, favorecendo os interesses das potências centrais.
Saiba mais de Yuderkys Espinosa em: https://orcid.org/0000-0003-1141-2767

Yuderkys Espinosa Miñoso é filósofa autodidata, escritora e pesquisadora afro-dominicana, reconhecida como uma das principais referências do feminismo decolonial na América Latina. Cofundadora do grupo lésbico-feminista As Chinchetas, articula militância e produção teórica em torno do colonialismo de gênero, heteropatriarcado e resistências no Sul Global. Sua obra critica os feminismos eurocêntricos e heteronormativos, incorporando as dimensões de raça, classe e sexualidade. Autora de Etnocentrismo y colonialidad en los feminismos latinoamericanos e de livros fundamentais sobre epistemologias de Abya Yala.




