Cláudia Mortari é historiadora, professora de História da África na UDESC e diretora do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC). Suas pesquisas focam em História da África, literaturas pós-coloniais e ensino da História africana. Coordena projetos sobre Estudos Africanos e decolonialidade e já ocupou cargos de gestão na UDESC. Desde 2019, integra a Comissão de Ações Afirmativas e o Laboratório e Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (AYA).
O artigo Construindo vidas na diáspora. Os africanos da cidade do Desterro, Ilha de Santa Catarina (Século XIX), investiga os laços familiares formados por escravizados e libertos africanos em Nossa Senhora do Desterro. A vida de três indivíduos é estudada com base nas redes de solidariedade que construíram. Dessa forma, Cláudia argumenta que, em um contexto de escravidão, a criação de vínculos familiares representa uma estratégia para alimentar a esperança, garantir a sobrevivência e reconstruir identidades.
Acesse em: https://www.scielo.br/j/his/a/PJXKFKxv3hQ6Lv53kpdFNrv/
A entrevista Colonialidad y decolonialidad combativa, realizada em 2023 no Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA (UDESC/FAED), traz Nelson Maldonado-Torres, filósofo porto-riquenho e professor na Universidade de Connecticut-Storrs. Referência no pensamento decolonial e afrodiaspórico, ele é autor de diversas obras e conceitos como “colonialidade do ser” e “descolonialidade combativa”.
Acesse em: https://ayalaboratorio.com/2024/04/08/colonialidad-y-decolonialidad-combativa/

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1995), mestrado (2000) e doutorado (2007) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É professora associada de História da África do Curso de Graduação em História e docente nos programas de Pós-Graduação em História (PPGH) e em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade do Estado de Santa Catarina, nas linhas de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas e Saberes Históricos no Espaço Escolar, respectivamente. Atualmente, é vice-coordenadora do Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA, do Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED/UDESC) e coordena projetos de extensão e pesquisa no campo dos Estudos Africanos. Atua principalmente nos seguintes temas: história de África, literaturas africanas pós-coloniais, ensino de história de África, diáspora africana




