Morgan Nkululeko Ndlovu é professor titular e pesquisador transdisciplinar, especializado em descolonização do conhecimento e do poder, sistemas de conhecimento indígena e direitos educacionais em África. Ele é editor associado da Inkanyiso: Journal of African Thought e bolsista internacional da Fundação Ford, acadêmico classificado pela National Research Foundation e membro do Conselho Consultivo Internacional do Centro de Excelência sobre Noções de Identidade na África da African Research Universities (ARUA).
Em Performing Indigeneity: Spectacles of Culture and Identity in Coloniality Morgan Ndlovu analisa como os sujeitos colonizados sustentam a estrutura de poder da colonialidade, abordando a agência indígena de uma perspectiva “de baixo para cima”. Ele examina as experiências da indigeneidade e das representações de cultura mercantilizada na África do Sul, reconhecendo os esforços dos colonizados e alertando para ações que possam agravar suas condições. O livro também oferece uma reflexão sobre a agência indígena “autêntica” em diversas regiões colonizadas.
No livro Marxism and Decolonization in the 21st Century: Living Theories and True Ideas explora o renascimento do marxismo e da descolonização, com foco nas contribuições do Marxismo Negro e das tradições de libertação anticolonial. Também analisa como o marxismo democrático e a decolonialidade podem se unir para promover a descolonização planetária. Destaca forças como anti-imperialismo, anti-patriarcado, movimentos indígenas e ecofeminismo.





