Ângela Lucia Silva Figueiredo é antropóloga, professora associada da UFRB, com atuação em Ciências Sociais, Estudos Étnicos e de Gênero. Doutora em Sociologia pela IUPERJ, fez pós-doutorados na Universidade da Virginia e UCBerkeley. Coordena o Coletivo Angela Davis e a primeira Escola Internacional Feminista Negra Decolonial. Além disso, atuou em dois documentários e curadoria artística.
Neste vídeo da TV UFRB Ângela apresenta seu ponto de vista político e social como mulher negra, filha, mãe, professora universitária e pesquisadora. Apresentando a perspectiva decolonial, suas aproximações com a vida e com o seu pertencimento. A pesquisadora apresenta o que é ciência e conhecimento para si, qual sua posição enquanto professora e qual a importância de todas essas camadas que a atravessam.
No artigo Epistemologia insubmissa feminista negra decolonial é proposto uma revisão/análise das abordagens teórico-metodológicas do feminismo nos últimos anos. Destacando que a epistemologia feminista negra articula teoria, metodologia e prática política com vistas à transformação social. A analise revela que a “maré feminista negra” deu destaque à autoras silenciadas e ampliou o referencial teórico do movimento.
Acesse em: https://doi.org/10.5965/2175180312292020e0102

Angela Lucia Silva Figueiredo: Ângela Lucia Silva Figueiredo é antropóloga, professora associada da UFRB, com atuação em Ciências Sociais, Estudos Étnicos e de Gênero. Doutora em Sociologia pela IUPERJ, fez pós-doutorados na Universidade da Virginia e UCBerkeley. Coordena o Coletivo Angela Davis e a primeira Escola Internacional Feminista Negra Decolonial. Além disso, atuou em dois documentários e curadoria artística.




