Realizada em 19 de setembro de 2024 com uma metodologia de roteiro semi-estruturado,a entrevista com Pai Adilson foi realizada pela equipe do AYA- Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (UDESC/FAED) em parceria com a Emitai Produções. Adilson é Pai de Santo da Umbanda Almas e Angola na Tenda Espírita Oxossi Cachoeira no bairro Bela Vista em São José, sendo uma importante liderança religiosa da Grande Florianópolis.
Nesta entrevista Pai Adilson nos conta sobre sua experiência em dividir a zeladoria da casa com Pai Alan de Oxum e as dificuldades burocráticas de se construir um axé tal qual deve ser quando introduzido na sociedade moderna, especificamente a florianopolitana. Nos relata sobre sua trajetória citando lideranças religiosas que constituíram a base dos seus saberes os quais são repassados ao seus filhos conforme a tradição aprendida.
“Eu sou de Tubarão, né? Santa Catarina. Vim para cá em 1989, final de 1989. Já venho de uma família religiosa. De umbanda, que todos desistiram, só eu permaneço. Sou hoje… Venho de Almas e Angola, que é o culto que a gente cultua. Eu sou Tatalorixá, Pai Adilson de Ogum Iara”
Clique aqui para acessar a transcrição da entrevista completa!
Ficha técnica:
Coordenação: Dra. Carol de Lima Carvalho, Dra. Cláudia Mortari, Dra. Tathiana Cassiano.
Produção: Vinícios Pinto Gomes (Emitai Produções)
Equipe de gravação: João Gabriel Santos Pinto, Vinícius Pinto Gomes.
Entrevistadores: Carol de Lima Carvalho, Elisa Martins Saes, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Fernando Constâncio.
Equipe de roteiro: Aisha Gabriella de Matos Gonçalves, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Carol de Lima Carvalho, Elisa Martins Saes, Fernando Nilson Constancio, Helena Bett Hansen, Willian Felipe Martins Costa.
Edição: Vinícios Pinto Gomes
Legendas: Mariana Chagas




