Entrevista com Iyá Leke

Realizada em 23 de setembro de 2024 com uma metodologia de roteiro semi-estruturado,a entrevista com Adriana Leke foi realizada pela equipe do AYA- Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (UDESC/FAED) em parceria com a Emitai Produções. Iyá Leke é Iyalorixá do Candomblé Ketú no terreiro Ilê Omi Olodo Tolá, no bairro Campeche, sendo uma importante liderança religiosa da Grande Florianópolis.

Nesta entrevista a Iyalorixá Adriana Leke nos insere nos saberes e pertenças característicos do Candomblé brasileiro, especificamente em relação à tradição Ketu cultuada em seu Ilê. De forma extremamente didática e lúdica a Mãe de Santo nos conta de sua relação com a religião dentro e fora do meio acadêmico, bem como as especificidades de cada axé. Em seu relato nos conta como se deu a formação dos Candomblés espalhados pelo Brasil, sua trajetória enquanto filha de Mãe Beata de Iemanjá, ilustre figura dos baluartes da história das religiões de matrizes africanas. Ressalta também seu compromisso com projetos sociais que auxiliem e visibilizem a comunidade de axé como detentora de patrimônios e saberes.

“Então, eu sou de São José, mas moro na ilha há mais de 30 anos. É nascida em Florianópolis. Na época que São José era uma cidade, né? Dormitório. A gente trabalhava, estudava na ilha, mas minha família é de São José. Eu tenho formação em ciência da religião, porque eu me senti no direito e na obrigação de conhecer as outras, os outros. Pertencimento a forma de cultuar Eledumare e de cultuar Deus para compreender as pessoas que vêem me procurar.”

Ficha técnica:

Coordenação: Dra. Carol de Lima Carvalho, Dra. Cláudia Mortari, Dra. Tathiana Cassiano.
Produção: Vinícios Pinto Gomes (Emitai Produções) 
Equipe de gravação: João Gabriel Santos Pinto, Vinícius Pinto Gomes, Danieli Finaú, Luiza Ferreira da Silva.
Entrevistadores:Carol de Lima Carvalho, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Aisha Gabriela de Matos Gonçalves.
Equipe de roteiro: Aisha Gabriella de Matos Gonçalves, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Carol de Lima Carvalho, Elisa Martins Saes, Fernando Nilson Constancio, Helena Bett Hansen, Willian Felipe Martins Costa.
Edição: Vinícios Pinto Gomes 
Legendas: Elisa Martins Saes

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA