Realizada em 19 de setembro de 2024 com uma metodologia de roteiro semi-estruturado,a entrevista com Mãe Olivia foi realizada pela equipe do AYA- Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais (UDESC/FAED) em parceria com a Emitai Produções. A entrevistada é Mãe de Santo da Umbanda Almas e Angola na Tenda espírita Cabocla Jurema em São José, sendo uma importante liderança religiosa da Grande Florianópolis.
Em sua entrevista a Mãe de Santo nos conta dos saberes que foi adquirindo ao longo de sua trajetória atuando tanto como Zeladora de santo como benzedeira, prática característica da cultura popular Florianopolitana. Entre saberes, memórias e aprendizado foi construído seu caminho no axé. A zeladora relata dos desafios de lidar com questões espirituais e de saúde dentro do cotidiano moderno, sempre incentivando a procura de médicos para tratar de questões as quais a espiritualidade somente não é capaz de curar demonstrando a importância do cuidado com o corpo e espírito com o mesmo comprometimento.
“Meu nome é Olivia da Costa dos Santos, eu nasci em Governador Celso Ramos. (…) Meus Orixás de cabeça são Iansã e Ogum.”
Clique aqui para acessar a transcrição da entrevista completa!
Ficha técnica:
Coordenação: Dra. Carol de Lima Carvalho, Dra. Cláudia Mortari, Dra. Tathiana Cassiano.
Produção: Vinícios Pinto Gomes (Emitai Produções)
Equipe de gravação: João Gabriel Santos Pinto, Vinícius Pinto Gomes.
Entrevistadores: Carol de Lima Carvalho, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Elisa Martins Saes, Helena Bett Hansen.
Equipe de roteiro: Aisha Gabriella de Matos Gonçalves, Bruna Andrade Benjamim de Souza, Carol de Lima Carvalho, Elisa Martins Saes, Fernando Nilson Constancio, Helena Bett Hansen, Willian Felipe Martins Costa.
Edição: Vinícios Pinto Gomes
Legendas: Mariana Chagas




