No ano de 2018 participamos de diversos eventos que dialogassem com nossas temáticas afim de apresentar nossas produções do Laboratório AYA, tanto de pesquisa quanto de extensão, bem como compartilhar conhecimentos, aprendizados e experiências. No dia 1° de outubro foi realizado na FAED-UDESC, o evento Peteĩ Arandu: Um dia de Saberes Guarani + Mostra Fotográfica, com Ariel Ortega, cineasta Guarani M’bya. Algumas das atividades realizadas: exposição fotográfica, exibição de filme, Roda de Conversa com representantes das dez comunidades Guarani da Grande Florianópolis e a venda de artesanato.

*Fotos: Kuaray Papá

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Dos dias 12 à 14 de setembro, aconteceu na UDESC o evento Histórias e vivências da cultura Yorùbá com Ìdòwù Akínrúli. O professor nigeriano, Yorùbá, percussionista e dançarino profissional Ìdòwù Akínrúlí efetuou as atividades: Roda de Conversa na Batalha da Costeira, sobre literatura negra. Aplicou o curso Vivências de percussão, dança e contação de histórias da cultura Yorùbá. Realizou a palestra A dança e a contação de histórias na cultura Yorùbá. E como encerramento, a Roda de Conversa sobre História, tradição e oralidade na cultura Yorùbá, com a participação de Yalorixá IYá Leke (Adriana de Yemanjá).

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Em Pelotas participamos em abril do I Congresso Internacional de Pesquisa em Cultura e Sociedade. Em maio marcamos presença na 6ª Semana da África em Porto Alegre, e no mês de agosto estivemos no II Seminário de Ensino de História das Escolas Públicas da Grande Florianópolis apresentando nossos projetos de extensão do programa “Histórias Africanas e Indígenas: Olhares e práticas na educação”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

Dia 30 de novembro de 2017 foi realizado a roda de saberes com o Prof. Dr. Clint Le Bruyns com o tema “Soliedariedade Sul-africana na Luta por libertação Palestina: Sobre BDS. Freedom Flotilla e ativismo popular”.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 


 

No dia 27 de Março de 2017, foi realizado a Iª MAPAI: Mostra Audiovisual e Roda de Saberes Africanos e Indígenas, com exibição do documentário Bicicletas de Nhanderú e a palestra “Educação e Espiritualidade Guarani: Ore Reko Arandu” com o professor Marcos Karaí, da aldeia Itaity, Morro dos Cavalos – SC.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.


 

No dia 25 de Agosto de 2016 aconteceu na FAED-UDESC a palestra do pesquisador Mafhouz Ad Agnane intitulada Tinariwen: Quarenta anos de música e de luta pela emancipação dos kel Tamasheq, seguindo do lançamento da coleção dos livros “Educação para as Relações Étnico-raciais”, uma parceria entre UDESC e UFFS.

 

Este slideshow necessita de JavaScript.