Programa: Histórias africanas e indígenas: olhares e práticas na educação, 2022 – 2023.
Coordenado pela Prof.ª Cláudia Mortari.
O programa é constituído de 03 ações/projetos:
Ação 1: Biblioteca Virtual Estudos Africanos e Indígenas, coordenada pela Profa. Luisa Tombini Wittmann. Projeto permanente do AYA: Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais, que tem como objetivo pesquisar, arrolar e disponibilizar em plataforma digital materiais (imagéticos, sonoros, audiovisuais e escritos) sobre as temáticas africanas e indígenas e os campos teóricos que embasam as atividades do laboratório. Destina-se a professore(as) da rede de ensino, estudantes, ativistas de movimentos sociais e demais interessados. Endereço eletrônico ayalaboratorio.com
2ª Ação – “Coleção AYA: Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais’, coordenado pela Prof.ª Claudia Mortari. Ação surgida como resultado da execução do Programa PAEX 2019, o objetivo consiste na publicação de trabalhos bibliográficos e didáticos nos campos dos estudos africanos e indígenas, na perspectiva teórico-prática pós e decolonial a partir do pressuposto a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão universitária. O objetivo principal é divulgar materiais direcionados a pesquisadores/as, professores(as) e estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos da rede de ensino, articulando saberes de diferentes campos do conhecimento, em especial, das ciências sociais, humanas e políticas, que discutam temas no campo dos estudos africanos e indígenas na perspectiva da transdisciplinaridade, interculturalidade e interseccionalidade.
Acesse o livro aqui!
3ª Ação – “Formação Continuada: Histórias e narrativas africanas e indígenas”, coordenado pela Prof.ª Claudia Mortari. Trata-se de Cursos de formação continuada na modalidade remota oferecidos a escolas e comunidades, com foco nas temáticas africana, afrobrasileira e indígena. As reflexões instigadas sobre as temáticas supracitadas, em conjunto com estudantes e membros de comunidades, articulará uma abordagem didático-pedagógica e cidadã voltada à garantia dos direitos fundamentais e à valorização da dignidade humana – condições essenciais para o enfrentamento a toda forma de preconceito e discriminação. Serão utilizados, entre outros, os materiais produzidos em outros projetos desenvolvidos no âmbito do laboratório (ensino, pesquisa e extensão). Esta ação será desenvolvida em parceria com o Museu AfroBrasil.
Programa: Olhares, vozes e memórias: saberes africanos e indígenas, 2022 – 2023.
Coordenado pola Prof.ª Luisa Tombini Wittmann.
O programa é constituído de 03 ações/projetos:
Ação 1: Projeto 2º Encontro Pós-colonial e Decolonial (2º EPD), coordenação Profa. Claudia Mortari. O evento está previsto para ocorrer em outubro de 2022 na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Campus Reitoria, assim como a primeira edição que teve a presença de mais de 500 pessoas, entre elas palestrantes nacionais e internacionais. Objetivamos reunir sujeitos diversos que produzem conhecimento e práticas transformadoras no campo das ciências sociais e da cultura, para avançar na proposição de projetos multidisciplinares de pesquisa, ensino e extensão.
Acesse as páginas do 1º EPD e do 2º EPD!
Ação 2: Projeto AYACAST, coordenação Prof. Filipe Noé da Silva. Trata-se de uma série de podcasts com o propósito de disseminar discussões ligadas ao campos pós-colonial e decolonial divulgando narrativas históricas plurais de populações africanas e indígenas. Os episódios serão resultantes das palestras do 2º EPD e de entrevistas e tem como intuito combater o racismo e de colaborar com a implementação das Lei Federais 10.639/03 e 11.645/08 (e suas diretrizes), que tornaram obrigatório o ensino de história e cultura africana, afrobrasileira e indígena nas escolas brasileiras.
Acesse o AYAcast aqui!
Ação 3: Projeto Publicações decoloniais, coordenação Profa. Luisa Tombini Wittmann. Este projeto tem como intuito publicar 2 livros de acesso livre e download gratuito pelo site ayalaboratorio.com, direcionado a professores-pesquisadores e interessados em geral, resultantes das palestras e simpósios temáticos do 2º EPD. Um livro reunirá professores universitários nacionais e internacionais e o segundo será fruto dos anais das apresentações dos simpósios, que incluirão propostas pedagógicas.
Acesse o livro aqui!


