“EU SOU UM NEGRO EM MOVIMENTO”:NARRATIVAS DE ANTÔNIO PITANGA SOBRE SER MUNDO NO TEMPO PRESENTE

O objetivo desta tese é apontar a narrativa elaborada sobre negras e negros no cinema em uma perspectiva de contra análise social, a partir do estudo dos filmes Barravento (1961), Ganga Zumba (1963) e Pitanga (2017), que tem o ator afrobrasileiro Antônio Pitanga como protagonista. O estudo dos filmes será feito ancorado nas reflexões propostas nos campos teóricos/práticos dos estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, uma vez que compreendemos que em sua trajetória cinematográfica e, através de uma reelaboração estética com propostas de sensibilidades outras, Pitanga tentou romper com o sentido colonial da presença e da representação negra no cinema. Entende-se que os estudos decolonias e pós-coloniais são campos de estudo e possibilidades práticas que reconhecem e apontam o epistemicídio das populações subalternizadas e compreendem práticas e saberes outros como fundamentais na perspectiva historiográfica, tanto com ênfase no passado, como no presente. A experiência no mundo de Antonio Pitanga, faz de sua trajetória uma possibilidade para pensar a luta pelos direitos da comunidade negra no passado e no presente.

Autoria

Dr. Adriano da Silva Denovac (PPGH/UDESC)

Doutor em História do tempo presente, pesquisa com enfoque no cinema negro, linha de pesquisa Políticas de Memória e Narrativas Históricas na universidade Estadual de Santa Catarina – FAED/UDESC em 2024. Vinculado ao AYA – Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais, sob a orientação da Profa. Dra. Claudia Mortari. Mestre em História do Tempo Presente, linha de pesquisa Linguagens e Identificações na Universidade do Estado de Santa Catarina – FAED/UDESC em 2017. Vinculado ao Laboratório de Imagem e Som (LIS). Sob orientação do Prof. Dr. Rafael Rosa Haguemeyer. Graduado em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em 2014. Vinculado ao Meridianum – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Medievais, sob a orientação da Profa. Dra. Aline Dias da Silveira.

DENOVAC, Adriano da Silva. “Eu sou um negro em movimento”: narrativas de Antônio Pitanga sobre ser mundo no tempo presente. 48 fls. Tese (Doutorado em História) – Universidade do Estado de Santa Catarina. Florianópolis, 2020.

AYA LABORATÓRIO

Laboratório de Estudos Pós-coloniais e Decoloniais – AYA